Escola de Elisas abre 300 vagas para professores e gestores educacionais para sua Formação
- André ramos
- 29 de set. de 2023
- 4 min de leitura
Projeto idealizado e realizado pelo Laboratório de Tecnologia em Inovação Social Das Pretas tem parceria da NIVEA é gratuito e online e contará com cinco aulas formativas

Na imagem estão dispostas as facilitadoras das 5 aulas da primeira Formação para Educadores do projeto Escola de Elisas.
Após a abertura das inscrições e com término em apenas 24 horas das 300 vagas disponibilizadas pelo Das Pretas através do Sympla, o projeto Escola de Elisas abriu uma lista de espera para novas vagas do seu projeto para professores, gestores de todos os níveis de ensino, educadores sociais e indivíduos envolvidos em ambientes socioeducativos de todo Brasil. O projeto que é idealizado e realizado pelo Laboratório de Tecnologia em Inovação Social Das Pretas com sede em Vitória/ES e tem parceria da NIVEA, é gratuito e online e tem a temática “Formação para Educadores: Desconstruindo barreiras e construindo um futuro antirracista no agora”.
Dividida em cinco aulas formativas com duas horas de duração cada, cada aula terá um limite de cinquenta participantes, os participantes receberão certificados individuais e essa formação é considerada um curso de extensão para professores. Os interessados precisarão responder a um questionário com informações referente à sua atuação, como a(s) escola(s) que atua, quantos alunos estão sob o seu cuidado, entre outras características. Todos os professores inscritos terão acesso exclusivo a um manual facilitador do Escola de Elisas, em que estarão descritos o passo a passo do projeto, caso eles queiram executar em suas escolas e que servirá para inspirá-los a criar projetos originais a partir da metodologia do Escola de Elisas, com dicas para desenvolver projetos, aulas e atividades que promovem uma educação mais diversa e inclusiva em sua sala de aula.
A Formação de Educadores oferecida pelo projeto Escola de Elisas tem como missão aprimorar o desenvolvimento profissional e pessoal de todos que desejam contribuir com a educação e o crescimento integral das comunidades negras.
“O Escola de Elisas vive um momento especial, marcado por uma transformação significativa. No ano passado, atendemos a um público exclusivo de 20 meninas negras, mas agora expandimos nossa missão para abranger as crianças de 8 a 12 anos, independente de gênero ou raça. E compreendemos a importância dos educadores no papel de agentes transformadores na promoção de uma educação antirracista, e é por isso que também oferecemos essa formação de dez horas, divididas em cinco aulas, ministradas por professoras especialistas, mestres e doutoras nos assuntos. Esta formação aborda temas como educação antirracista, história afro-brasileira e indígena e gestão escolar, com o intuito de capacitar educadores para criar um ambiente inclusivo na sala de aula e garantir o cumprimento das leis. Esta é uma oportunidade aberta para gestores, professores e educadores sociais em todo o Brasil”, explica Luana Loriano, Head de Educação do Das Pretas.
A programação dessa Formação já conta com os temas definidos de cada aula online:
09/10 – Construindo Futuros Inclusivos: Gestão Antirracista para Transformar Instituições.
16/10 – Desvendando Raízes e Desafiando Paradigmas: Racismo Estrutural e Desconstrução da Branquitude.
23/10 – Explorando Mundos Literários Diversos: Literaturas Africanas e Indígenas nas escolas.
30/10 – Transformando Sociedades a partir da sala de aula: Políticas Afirmativas e Inclusão.
06/11 – “Transformando Educadores em Agentes de Mudança: Como ser um educador antirracista”
"É muito bonito ver o nosso propósito Cuidado Além da Pele contribuindo para a evolução de cada ciclo de Escola de Elisas. Ter esses encontros sobre educação antirracista com professores e gestores educacionais é fundamental, afinal, este tema deve estar no contexto da educação de todas as pessoas. Esses profissionais têm papel primordial como agentes transformadores no momento de formação de crianças e adolescentes. O conteúdo proposto pelo Laboratório Das Pretas é muito rico e, certamente, irá fortalecer os diálogos em sala de aula", diz Ligia Annunziato, líder da Agenda de Propósito da NIVEA.
Esta formação é um desdobramento importante do projeto Escola de Elisas 2023 que é apoiado e patrocinado pela NIVEA, empresa que também patrocinou o lançamento da Cartilha Antirracista Escola de Elisas. Com o sucesso da Cartilha e frente a uma busca ativa dos professores em participar na edição passada do projeto, o Das Pretas resolve impactar também os educadores, por entender o papel que podem exercer na promoção da educação antirracista.
SOBRE O DAS PRETAS
O Das Pretas é um Laboratório de Inovação e Tecnologia Social, 100 afrocentrado e diverso, que constrói soluções através de metodologias ágeis e que, somadas à nossa voz e vez, co-criam caminhos para futuros múltiplos, diversos, inclusivos e possíveis.
Desde 2015 auxiliam Governos, Iniciativas Privadas e Organizações Sociais com estratégias, projetos e diálogos que promovem plataformas de Sustentabilidade Sócio-Ambiental em todo o Planeta. 200 mil pessoas já foram impactadas nos oito anos de atividade do Das Pretas através dos serviços de diagnóstico, mapeamento, design de serviços e estratégias corporativas em diversidade, inclusão, raça e territorialidades, e de eventos como as nove edições do Encontro das Pretas. O compromisso do laboratório é com a certeza de que futuros potentes estão sendo co-construídos no presente para escoar na potencialização da diversidade, equidade e inclusão.
SOBRE A NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021.
Mais informações sobre os projetos do Das Pretas e relacionamento com imprensa:
Rodrigo Santiago – Relações Públicas – 21 96593-8124 – pr.external@daspretas.com.br






Comentários