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Brincadeira de Criança é coisa séria!

Atualizado: 23 de out. de 2023


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"Brincadeira de criança é coisa séria." Essa expressão popular resume de maneira perfeita o papel fundamental das brincadeiras na infância.


As brincadeiras desempenham um papel crucial no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social de todas as crianças. De acordo com o psicólogo Lev Vygotsky, a brincadeira é mais do que uma simples diversão, ela cria uma "zona de desenvolvimento proximal" para a criança. Isso significa que, quando uma criança brinca, ela não apenas se diverte, mas também está aprendendo e se desenvolvendo de maneira significativa. Ela experimenta novas situações, modifica comportamentos e habilidades, e adquire uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor. Elas são uma oportunidade para explorar, aprender e desenvolver habilidades essenciais. As brincadeiras físicas, como correr e pular, fortalecem os músculos e melhoram a coordenação motora. Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças estimulam o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Além disso, as brincadeiras promovem a criatividade, a empatia e a construção de relacionamentos saudáveis.


Para crianças negras, o ato de brincar é ainda mais significativo. É uma oportunidade para explorar e expressar sua identidade cultural, valorizando suas raízes e construindo autoestima. Através de brinquedos, histórias e jogos que representam sua herança étnica, nossas crianças negras podem fortalecer sua conexão com suas raízes culturais.


" O brinquedo desempenha um papel crucial na formação da subjetividade."


Por meio dos brinquedos, as crianças entram em contato com discursos culturais que moldam suas percepções sobre si mesmas e sobre o mundo. No entanto, muitos brinquedos refletem e perpetuam padrões estéticos e comportamentais, como a preferência por bonecas que seguem um padrão estético eurocêntrico. Esses padrões de beleza e gênero são internalizados pelas crianças, contribuindo para a formação de suas identidades. Além disso, a falta de diversidade de brinquedos que representam diferentes grupos étnicos e culturais impacta a autoimagem das crianças negras e indígenas, reforçando estereótipos prejudiciais.


Assegurar que as crianças tenham acesso a brinquedos que representem diversidade é fundamental para promover uma consciência racial saudável. Quando uma criança brinca com brinquedos que refletem uma variedade de etnias, culturas e características físicas, ela tem a oportunidade de se ver e se identificar nesse contexto. Isso contribui para que ela desenvolva uma compreensão mais profunda de sua própria dignidade e valor e consequentemente do outro.


Os pais, tutores, família, responsáveis… desempenham um papel crucial no apoio à missão séria de brincar.


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Todos os atores responsáveis pelo desenvolvimento de uma crianças podem e devem promover um ambiente e brincadeiras enriquecedoras, oferecendo uma variedade de brinquedos e materiais diversos, participando ativamente das brincadeiras, incentivando a imaginação e a criatividade, facilitando brincadeiras em grupo e promovendo o respeito à diversidade. Além disso, podem criar um ambiente de apoio, onde as crianças se sintam seguras para expressar seus pensamentos, sentimentos e experiências. Incentivar e participar destes momentos possibilita que as crianças criem mais conexões entre seus familiares e amigos e memórias afetivas destes momentos, além de se desconectarem um pouco das telas.


Brincar é uma parte vital da infância, e sua importância para todas as crianças, está relacionada ao desenvolvimento de habilidades essenciais e ao preparo para um futuro brilhante. O ato de brincar é mais do que diversão, como Jaciana Melquiades, fundadora do “Era uma Vez um Mundo”, gosta de dizer sempre, BRINCAR É PODER!


Brincar é uma ferramenta poderosa para o crescimento, aprendizado, para as relações… Portanto, vamos lembrar que brincar não é um luxo, mas uma necessidade na jornada de crescimento de nossas crianças, moldando-as para um futuro cheio de possibilidades e realizações.


Referências:


CASTELAR, Marilda; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; KHOURI, Jamille Georges Reis; ANDRADE, Thaís. Brinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negras. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 997-1014, dez. 2015 - Disponível em < https://www.scielo.br/j/pee/a/43YQZtr3Wrpmx8VrgjyJbNP/?lang=pt#>


Fantacholi, Fabiane das Neves. A Importância do Brincar na Educação Infantil. Acadêmica do 4º ano de Pedagogia Noturno do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, Maringá – Paraná. Disponível em:https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm.


Pesquisa aponta falta de representatividade nos brinquedos no país. Disponível em: ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância. Metrópoles - DF, 08/06/2021. https://andi.org.br/infancia_midia/pesquisa-aponta-falta-de-representatividade-nos-brinquedos-no-pais/


"O brincar é fundamental para construir uma subjetividade potente". Disponível em: Notícia Preta. Publicado: 12 de outubro de 2023. Autor: Bárbara Souza. https://noticiapreta.com.br/brincar-fundamental-construir-subjetividade-potente-diz-criadora-bonecas-negras/



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LUANA PEREIRA LORIANO

Apaixonada pelo poder transformador da educação. Pedagoga Especialista em Filosofia da Educação e Docência no Ensino Superior Educadora Antirracista Head de Educação e Diretora Executiva no Das Pretas




 
 
 

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